Pastorais

FAMÍLIA

À luz dos princípios da Pastoral familiar, o âmbito Família agrega todas as pastorais que a ela se dedicam. Nossa filosofia é cuidar da família “antes, durante e depois”! Nossos esforços se dirigem para a prevenção, formando condições para uma maior defesa e estabilidade da realidade familiar.

FAMÍLIA

A pastoral da família organiza tudo que é relacionado com o tesouro chamado família. De uma forma aberta e evangélica, cuida da família no antes, durante e depois.

CATEQUESE

Catequese é para toda a vida mas funciona de forma organizada e sistemática dos 8 aos 14 anos. A criança faz a primeira comunhão e depois o crisma. Encontros semanais por etapas e tempos, numa linha da “catequese de iniciação”; procuramos envolver a família e a comunidade.

JUVENTUDE

O Grupo de Jovens Ruah, da Paróquia Sant’Ana se reúne todas as sextas-feiras, as 19h30, na Capela São Francisco de Assis. O intuito é levar a palavra de Deus e os carismas do Espírito para todos os jovens a partir de 14 anos, ou após o sacramento do Crisma. O convite está sempre aberto a todos os jovens para estar louvando e adorando a Jesus juntos, como parte dessa grande família Ruah!

Luisa Fonseca Pipolo
luisapipolo.fonseca@gmail.com

MOVIMENTO DE CASAIS

O ECC é um dos Grupos Organizados de Casais. Os recém casados fazem parte também de uma opção da pastoral da paróquia. Já estamos com 4 Grupos atualmente.

SOCIAL

O âmbito Social agrega todas as pastorais que visam estimular e orientar a dimensão social da nossa fé. Congrega todos os paroquianos que se interessam em trabalhar nesta área e aumentar a participação social em projetos desenvolvidos pela paróquia Santana.

DÍZIMO

A Pastoral do Dízimo tem a função de conscientizar os paroquianos para esta dimensão tão séria dentro da Comunidade. São 19 integrantes, com reuniões mensais (suspensas temporariamente devido à pandemia) para refletir e orar em cima da Palavra de Deus e depois planejar ações junto aos paroquianos.

Edna Yoko Nakata
Cel:99141 4831
Email:eynakata@hotmail.com

SAÚDE

Uma pastoral de suma importância para a comunidade católica. Com ações preventivas e conscientização junto aos paroquianos, esta equipe de irmãos cuida da saúde e aponta para uma saúde integral e completa a partir da reflexão da Palavra.

PASCOM

Revista Ecos de Sant’Ana, site paroquial, redes sociais e todas as atividades relacionadas com a Comunicação são de responsabilidade desta pastoral. Mas também fazer com que toda a Comunidade enteja integrada e conectada.

Célia Guerra
celiaroguerra@gmail.com

PROMOÇÃO HUMANA

A dimensão Social da fé é de extrema importância para o cristianismo. Esta Pastoral que na verdade substituiu os antigos Vicentinos, tem por objetivo evangelizar e levar até aos irmãos carentes o necessário. Na verdade, provocar toda a comunidade a ser solidária e sensível pois não se pode viver o cristianismo de outra maneira.

GRUPO BÍBLICO DE REFLEXÃO - GBR

Grande opção da Igreja Católica do Brasil os GBR são a solução para este mundo em que o anonimato predomina. Olhos nos olhos, é assim que se vive a fé em pequenos grupos em torno da Palavra de Deus. Na nossa paróquia estamos com 32 Grupos.

LITURGIA

O âmbito Liturgia agrega todas as pastorais que direta ou indiretamente estão ligadas à liturgia. Vemos a liturgia, não como um conjunto de ritos ou subordinada ao sacramentalismo, mas como espaço de participação de toda a comunidade. Assim todas estas pastorais trabalham para tornar os momentos litúrgicos naquilo que se almeja e em momentos fortes de evangelização.

LITURGIA

Cuida principalmente da preparação e execução das várias atividades litúrgicas que ocorrem na paróquia, procurando envolver todas as pastorais deste âmbito.

MÚSICA

A Pastoral da Música atua nas celebrações e nas atividades da Paróquia, servindo principalmente nas Liturgias.
De forma organizada, se prepara através dos ensaios e orações. Se coloca à serviço através da ministração da música nas missas e conduzindo a assembleia, tornando-a participativa e fazendo-a experienciar o Santo Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo com músicas e orações.

Rodrigo de Oliveira Menezes
rod_o_menezes@ yahoo.com.br

ACOLHIDA

Quando os nossos paroquianos e convidados chegam na igreja sempre são acolhidos na porta do templo. Esta é a Pastoral da Acolhida que de forma simpática dá as boas-vindas a todos. Ela representa o rosto acolhedor da nossa Comunidade.

COROINHA

São as crianças que ajudam o padre na liturgia. A Sant’Ana tem um lindo time de mais de 25 coroinhas.

RCC

A Renovação carismática também está presente na nossa Comunidade. O Grupo S. Francisco de Assis se reúne às quartas feiras na capela do Divino Espírito Santo.